top of page

Ei, nós estamos aqui! Arre égua!

Embora muito se fale de cultura, pouco se ultrapassa da superfície do conceito hegemônico de associar esta às tradições e práticas de um povo, ao que está relacionado às artes ou ao conhecimento intelectual. Perceber a cultura como além do que é estereotipado como cultura pelos meios de comunicação atualmente, e apresentá-la ao público, é o objetivo do projeto “Arre Égua”.

​

Utilizar o jornalismo cultural como ferramenta significa um desafio ao desbravar pelo universo da literatura e da busca de olhares e percepções não comuns - justamente para apresentar o ainda não conhecido e que muitas vezes está ali, mesmo em objetos tão comuns e já tantas vezes pautados pela mídia. Além disso, trazer conteúdos opinativos e críticos, na busca de uma compreensão e que agregue informação ao internauta que visite o blog.

​

A internet, muito embora seja uma plataforma geralmente associada à notícia rápida e que rapidamente perde valor, também possibilita universalizar a produção de conteúdos bem elaborados e possibilita diversos recursos audiovisuais e hipertextuais, o que possibilita uma navegação ainda mais interessante no desbravar das culturas piauienses.

​

Além disso, o blog possibilita levar conhecimento do que existe no estado do Piauí para quem está em outro lugar, através da internet. Além disso, o reconhecimento de quem é filho da terra das características das quais todos compartilhamos, fomenta a autoestima do que temos aqui e incentiva o aperfeiçoamento e o olhar das políticas públicas sobre o que de qualidade nós temos aqui. Perceber o que fazemos de bom e cobrar o que falta para se melhorar é um dos pilares do blog Arre Égua, que objetiva fazer jornalismo cultural, se apropriando das benesses da plataforma online.

​

Boa leitura!

​

Arte: Antonio Carlos de Lima

bottom of page