top of page

Empoderar-se! O grafite de Luna Bastos

Grafite, forma de arte tida como transgressora, é usado como forma de empoderamento e fortalecimento da figura da mulher negra

O grafite é uma arte urbana que se espalhou pelos muros de Teresina e conquistou muitos adeptos. Esse tipo de arte, ainda marginalizada pela sociedade, surge como forma de fazer com que as pessoas expressem seus sentimentos e pensamentos através do desenho. Através dessa expressão artística, as mulheres tem ganhado cada vez mais espaço e trazido temas que ainda são tabus para a sociedade, como é o caso da grafiteira Luna Bastos de 19 anos, que usa o grafite como forma de fortalecer e empoderar a figura da mulher negra.

Grafite de Luna Bastos retrata a mulher negra (Foto: Camila Fortes)

O grafite de Luna possui características próprias que fazem com que quem passa identifique o seu trabalho. A artista utiliza linhas, padrões geométricos e personagens negros. Para ela a representação dos personagens negros é muito importante porque, por ser negra, ela se vê representada naquilo que desenha e também para fazer com que outras mulheres negras se identifiquem com o seu trabalho. “Minha referência principal é a cidade e o que eu vivencio, tem muito do que eu sou no que eu faço, e o que estou passando acaba sendo refletido”, conta.


A presença da mulher no ambiente artístico, assim como qualquer outro ambiente profissional, ainda é vista como transgressora. Para a grafiteira é muito importante que essa barreira de gênero esteja sendo quebrada e que cada vez mais mulheres sejam inseridas no mundo do grafite. “A cena do grafite aqui em Teresina tem crescido muito. Quando eu comecei a grafitar tinham no máximo três meninas que também grafitavam e agora esse número está crescendo. Eu fico muito feliz de ver a mulher realmente se colocando na rua, porque apesar de não ser fácil é muito importante a mulher estar presente e produzindo cultura”.


A grafiteira de 19 anos despertou o interesse pelo grafite em 2012, ao participar de uma oficina sobre os elementos do Hip Hop e desde então tem expandido seu trabalho para além dos muros, através da venda online de produtos como cadernos, latas de spray customizadas, camisetas, entre outros produtos. Luna conta que a ideia surgiu por se identificar com a visão da arte como elemento para ser usado.


A venda dos produtos produzidos por Luna é feita para todo o país através do Instagram. A grafiteira tira fotos das suas produções e as pessoas interessadas entram em contato pela rede social para efetuar a compra. Para ela, a receptividade do público é muito boa. “Eu vendo não só para pessoas de Teresina, mas de outros estados e isso me possibilita uma troca muito grande, com pessoas que tem uma cultura completamente diferente da minha”.


bottom of page